10 tradições de Ano Novo oriundas dos quatro cantos do globo.
Para muitos, o Ano Novo significa uma lista cheia de novas resoluções ou simplesmente um virar de página.
No entanto, há um desejo comum a todos: que o ano seguinte venha carregado de sorte, saúde, dinheiro e paz.
E para garantir que tal acontece, quase todas as culturas e sociedades têm costumes para atrair a boa fortuna e afastar os maus espíritos. Partilhamos 10 tradições de Ano Novo oriundas dos quatro cantos do globo:
1. As 12 badaladas da Austrália
Na Austrália, as 12 badaladas do sino da igreja que soam à meia-noite marcam oficialmente a chegada de um novo ano.
Depois disso, manda a tradição que se distribuam beijinhos e abraços e que se arrufem tambores e toquem trompetes.
2. As moedas doces da Bolívia
Na Bolívia, reza a lenda de que a pessoa que terá sorte no ano vindouro é aquela que encontra uma moeda no seu bolso.
3. Partem-se pratos na Dinamarca
Já na Dinamarca o costume é o de parCr loiça velha à porta de amigos e familiares, como forma de atrair a sorte.
4. Usar roupa interior colorida na América do Sul
Alguns países da América do Sul acredita-se que o uso de roupa interior de determinada cor atrai o descanso no ano seguinte: se se usar roupa de cor vermelha, encontrar-se-á o amor; se se usar o dourado, a riqueza vai bater à porta; e se se optar pelo branco, o ano novo vai trazer paz.
5. As 108 badaladas do Japão
Na passagem do ano, ou Omisoka, os sinos dos templos budistas japoneses repicam 108 badaladas, significando o número de desejos humanos.
6. Os baldes de água de Porto Rico
Em Porto Rico, atiram-se baldes de água janela fora, pois a tradição garante que desta forma se consegue afugentar os espíritos malignos.
7. Gelado ao chão na Suíça
Parece um paradoxo este estranho costume num país que se disCngue pela exemplar limpeza das ruas, mas por aqui deixa-se cair gelado ao chão para celebrar a chegada do novo ano.
8. As 12 uvas da Espanha
Na vizinha Espanha, as passas de uva são substituídas pelo fruto fresco e come-se um bago de uva por cada uma das 12 badaladas, na esperança de que o novo ano traga prosperidade.
9. Água e pó de talco na Tailândia
Para dar as boas vindas ao novo ano, os tailandeses têm o costume de borrifar com água e pó de talco amigos, família e transeuntes.
10. A "ball drop" de Nova Iorque
É, talvez, a tradição mais célebre e que é acompanhada ao vivo por milhares de pessoas e emiCda em directo pela televisão para milhões de telespetadores - numa contagem decrescente, a gigante bola de Times Square, em Nova Iorque, vai caindo e à meia-noite marca o início do novo ano.
Umas mais semelhantes e outras mais surpreendes, as tradições de cada país são uma das manifestações da sua cultura e do seu folclore, havendo muito para descobrir em cada um deles.