A Lisboa de Bordalo, uma exposição sem sair de casa.

A Lisboa em que Bordalo viveu foi uma cidade em profunda evolução, acompanhando as novas tecnologias, as exigências da burguesia, as regras de conforto e salubridade e as modas que a Europa impunha. Através de uma visita virtual conheça a Lisboa de Bordalo.

Rafael Bordalo Pinheiro nasceu em Portugal, na cidade de Lisboa, a 21 de Março de 1846 e morreu a 23 de Janeiro de 1905. Sem esquecer o período que passou no Brasil e a sua ligação às Caldas da Rainha, onde fundou a Fábrica de Faianças, Lisboa é o grande cenário onde Bordalo se movimenta e o pano de fundo de grande parte da sua obra.

No final do século XIX, Lisboa era o palco onde se desenrolava a vida política, social e cultural portuguesa. Portugal era um país parado no tempo, mal servido de transportes, de indústria, de escolas e de equipamentos culturais.

A Lisboa em que Bordalo viveu foi uma cidade em profunda evolução, acompanhando as novas tecnologias, as exigências da burguesia, as regras de conforto e salubridade e as modas que a Europa impunha.

As mudanças na cidade foram sucessivamente referidas nas páginas dos jornais o artista publicou. Lisboa raramente é apresentada de forma neutra ou inocente. As representações urbanas criam ambientes e dramatizam situações com humor e crítica. A própria cidade é transformada em personagem da comédia bordaliana.

Conheça e palmilhe a cidade tal como Bordalo a desenhou no final do século XIX!

Entre AQUI nesta visita virtual.

 

Fonte: estrelaseouricos.sapo

Partilhar:

PARCEIROS INTERPASS

BOOKING
ALLIANZ
EXPEDIA GROUP
BBVA
ABREU
MEO
HOTELBEDS
COFINA
TRAVELPORT
CTT
AMADEUS
TRANQUILIDADE
DIRECT FERRIES
REPSOL
INTEGRAL GROUP SOLUTION
FLIX BUS
SOLFERIAS
MEDIS


Ver todos os parceiros