A cultura do café: 7 cafés em Paris que tem mesmo de conhecer.
Cidade icónica da moda e das artes, do rio Sena e da torre Eiffel, dos macarons e dos perfumes, Paris é também conhecida pela vastidão de pequenas charcutarias e padarias, das típicas pâtisseries e dos cafés com esplanada, numa tradição muito semelhante à
portuguesa. Mas a par dos típicos cafés, na cidade existem espaços com um conceito de "coffee shop" que vale a pena conhecer.
O Verlet
Situado numa das ruas mais famosas de Paris, a Rue de Saint Honoré, o Verlet é um dos mais prestigiados torrefatores cujo mister advém de uma experiência de há cerca de dois séculos. Aberto ao público desde 1880, o Verlet manteve a estética original e compõe-se de zona de balcão e outra de mesas, predominando os tons terra das madeiras escuras, das sacas de café em grão e das latas de chá. A qualidade dos lotes de café e a arte de fazer esta bebida tornam-o uma referência para os apreciadores de café.
O Boot
No Marais, a antiga loja do sapateiro de bairro deu lugar a um café muito simpático cujo carisma está a suscitar o interesse da imprensa e a blogosfera francesas, como o Le Figaro ou . A antiga estética foi mantida, evidente na fachada do Boot, mas agora em vez de graxa, de cabedal e de sapatos encontrará bolos caseiros, produtos de fabrico artesanal e, claro, toda uma panóplia de bebidas à base de café, sejam para beber dentro de portas ou para levar.
O Fondation
As chávenas em tom verde lima em que é servido o café tornaram-se icónicas e colocaram o Fondation no roteiro dos estabelecimentos de culto da cidade. Claro que para o facto contribui a qualidade dos produtos e a confeção dos alimentos, em especial a preparação de cada bebida à base de café que está nas mãos de Chris, um conceituado barista. No bairro de Marais, o Fondation é um espaço que prima pela simplicidade como filosofia, desde a estética decorativa às propostas do menu.
Café Kitsuné
Presente em várias capitais, a famosa Maison Kitsuné aplicou o conceito da marca a cafés onde o minimalismo elegante torna-os em lugares muito na voga. Em Paris, o Café Kitsuné localiza-se na prestigiada área do Palais Royal e é um espaço sem mesas ideal para tomar o café antes de começar o dia de trabalho ou para buscar um cappuccino e sentar-se nos bancos de jardim mesmo em frente.
La Caféothèque
Ao passar-se pelo Caféothèque é impossível resistir ao aroma dos grãos de café acabados de moer, despertando-se o desejo de saborear o delicioso café que aqui se serve. O Caféothèque dedica-se a 100% à cultura desta bebida, desdobrando-se em três vertentes: um espaço onde se serve comida e bebidas, uma loja e uma academia onde se partilha conhecimentos sobre tudo o que relaciona com o universo do café. Aqui encontrará uma ampla seleção de misturas oriundas de várias partes do mundo que podem ser degustadas in loco ou em casa.
O Craft
Num ambiente a preto e branco, encontramos uma bem conseguida materialização dessa relação que faz pessoas felizes: café e trabalho. O Craft é um café numa lógica de co-working onde tudo foi pensado para disponibilizar um espaço ideal para quem precisar de trabalhar noutro ambiente que não os do escritório ou de casa.
O Télescope
Para quem procura um espaço aconchegante e muito simpático para tomar um excelente café ou cappuccino, o Télescope é o local perfeito. Perto do Museu do Louvre e da famosa loja Colette, aninhado numa ruas dos mais frequentados bairros parisienses, o pequeno Télescope serve excelentes cafés.
Venha ter connosco para saber mais sobre estes cafés e outros pontos em Paris que vale a pena conhecer.