Mitos e Verdades em Higiene Oral

Por Dr. Pacheco Pinto | OMD 4076

Quase cerca de 30% dos portugueses indica não ter capacidade financeira para ir ao dentista, como refere o Barómetro de Saúde Oral 2022, promovido pela Ordem dos Médicos Dentista. Contudo, não é apenas na questão financeira que pesa a decisão de ir ao dentista, para 50,2% das pessoas isto reflete-se por não considerarem necessário os cuidados de saúde oral.

Seja por desconhecimento, seja por falta de recursos, a realidade em Portugal é que, ainda, existe uma certa desconsideração face à saúde oral e a vê-la como uma prioridade. Adicionalmente a existência de vários mitos associados às rotinas de higiene oral levam os portugueses a adotar, erradamente, hábitos pouco saudáveis, causadores de mais problemas.

Mitos e Verdades em Higiene Oral

1. Deve escovar os dentes imediatamente após cada refeição.

Mito. A verdade é que deve esperar cerca de 30 minutos antes de o fazer. O ambiente ácido que é formado pela saliva após a ingestão de alimentos, faz com que o esmalte “amoleça”. Isto quer dizer que se escovar os dentes mesmo depois da sua refeição, vai acabar por eliminar parte do esmalte com a escovagem. Assim, deve esperar um pouco após cada refeição.

2. O mau hálito está sempre relacionado com uma má higiene oral?

Mito. É verdade que a causa mais comum para o mau hálito se prende com a falta de higiene oral. Contudo, existem outras causas associadas a esta condição, como o jejum prolongado, desidratação, ansiedade e stress, tabagismo, patologias no sistema digestivo e/ou respiratório, diabetes mal controlada (hipoglicemia) ou medicamentos que alterem a produção de saliva (como a hipertensão, por exemplo).

3. A escovagem mais importante do dia é antes de dormir?

Verdadeiro. Quando dormimos, a produção de saliva é menor e quase não há movimento da língua, o que dificulta a eliminação dos restos de comida. Por isso, se não lavar os dentes antes de dormir, os restos de comida vão permanecer na boca durante a noite, servindo de alimento às bactérias.

4. Os Dentes sensíveis têm sempre cáries?

Mito. Apesar de algumas cáries poderem causar sensibilidade ao frio e doces, nem todas o fazem. A sensibilidade dentária pode ter muitas causas, por isso se sofre desta patologia consulte o seu médico dentista.

5. Não se deve escovar os dentes se a gengiva está a sangrar?

Mito. Se as suas gengivas sangram aquando da escovagem dentária, isto significa que está com uma inflamação. Muitas vezes, tudo o que basta para se acabar com o sangramento e inflamação das gengivas, é um reforço na higiene oral, removendo bem a placa bacteriana, partículas de comida e mantendo os seus dentes, gengiva e língua limpos. Para tal, deve usar uma escova suave ou de média rigidez, pasta dentífrica e bochechar com elixir.

6. Beber muito café ou chá escurece os dentes?

Verdadeiro. O café, o tabaco, os refrigerantes, o chá preto e o vinho tinto podem causar manchas amareladas nos dentes. Tudo o que inclui corantes contribui para o escurecimento dos dentes.

7. É preciso colocar na escova uma grande quantidade de pasta dentífrica para lavar bem os dentes.?

Mito. O verdadeiro responsável pela limpeza dos dentes é a escova e a escovagem. A pasta aplicada deve ser colocada na ponta superior da escova, e ser do tamanho equivalente a uma ervilha.

8. O branqueamento dentário estraga os dentes?

Mito. O branqueamento dentário não provoca qualquer alteração na estrutura dentária pelo que não fragiliza ou desgasta, os tecidos que compõe o dente.

A hipersensibilidade dentária pode acontecer durante o tratamento, que cessa após a interrupção do branqueamento.

Existem 3 formas de fazer branqueamento dentário: interno, externo em consultório e externo em gabinete.

As pastas dentífricas branqueadoras podem provocar abrasão do esmalte dentário.

 

Os mitos associados à higiene oral resultam, muitas vezes, num desconhecimento generalizado do que são os melhores hábitos a adotar.

 

O segredo de uma boa higiene não é difícil, assentando sobretudo na prevenção. Além da escovagem dos dentes e uma boa alimentação, ainda a visita regular a um médico dentista são regras fundamentais para garantir que mantém um sorriso sempre saudável.

FAÇA AQUI DOWNLOAD DO SEU VALE GRATUITO

 

Este artigo foi escrito por:

Dr. Pacheco Pinto | OMD 4076

Coordenador clínico da Clínica Médis

 

Partilhar:

PARCEIROS INTERPASS

BOOKING
ALLIANZ
EXPEDIA GROUP
BBVA
ABREU
MEO
HOTELBEDS
COFINA
TRAVELPORT
CTT
AMADEUS
TRANQUILIDADE
DIRECT FERRIES
REPSOL
INTEGRAL GROUP SOLUTION
FLIX BUS
SOLFERIAS
MEDIS


Ver todos os parceiros