Visita obrigatória ao bairro histórico de Al Fahidi, no Dubai.

No limiar das areias do deserto da Pérsia, de braços abertos para as águas do golfo, ergue-se a cidade do Dubai em modernidade. Mas entre as largas avenidas, os edifícios de arrojada arquitetura e os arranha-céus está um reduto do passado - o bairro histórico de Al Fahidi.

Um labirinto tradicional
Para quem se desloca à cidade do Dubai, é imprescindível fazer a visita a Al Fahidi já este bairro representa todo um modo tradicional e ancestral de viver em comunidade dos povos árabes desta região que se foram fixando em urbes, umas mais pequenas e outras maiores. É fácil perceber que se aproxima deste  uarteirão, pois a intensidade do tráfico diminui até desaparecer perante a calma deste labirinto construído no início do século XIX.

As origens de Al Fahidi
Foram os mercadores oriundos de Bastak, uma povoação persa, que ergueram as primeiras estruturas do então Bastakia, nome dado ao bairro por alusão à  roveniência dos seus moradores. Incentivados a fixarem aqui devido aos benefícios concedidos pelo xeque, os mercadores levantaram habitações enasceram ruas e ruelas, pátios interiores, becos e praças. A profusão de materiais conferiu a Al Fahidi uma incrível diversidade de texturas, cor e aromas que o tornam único.

A antiga muralha do século XIX
Devido à erosão dos edifícios causada pelo passar do tempo e pela falta de reparação, a partir da década de 1970 os moradores foram saído para habitar em zonas mais modernas, deixando o bairro quase à portas da demolição. Todavia, Al Fahidi foi totalmente recuperado, mantendo-se a traça arquitetónica e o uso dos materiais típicos e, hoje em dia, é uma área protegida. A par das infraestruturas e das construções habitacionais e de comércio, foi também preservada uma pequena secção da antiga muralha da velha cidade do Dubai, datada do século XIX.

Pólo cultural
Graças à localização privilegiada, Al Fahidi desempenhou um papel estratégico de grande relevo na gestão da cidade-estado, nomeadamente ao nível das relações comerciais além-mar. Hoje em dia, a
sua importância continua a ser reconhecida e o bairro tornou-se morada de vários projetos de âmbito cultural e artístico, quer públicos quer privados, como museus, galerias de arte, associações, centros culturais, residências artísticas e estúdios de artistas plásticos. O dinamismo do bairro é ainda mais animado pelo leque de simpáticos restaurantes, cafés, lojas e pela existência de dois boutique hotéis.

Al Fahidi é apenas um dos encantos que a cidade do Dubai e o emirado possuem. Para este destino único temos tudo preparado para lhe proporcionar uma viagem inesquecível. 

Aproveite ainda para visitar a Expo Mundial Dubai 2020

Imagem: Pixabay

Partilhar:

PARCEIROS INTERPASS

BOOKING
ALLIANZ
EXPEDIA GROUP
BBVA
ABREU
MEO
HOTELBEDS
COFINA
TRAVELPORT
CTT
AMADEUS
TRANQUILIDADE
DIRECT FERRIES
REPSOL
VIAGENS PACIFICO
FLIX BUS
SOLFERIAS
MEDIS


Ver todos os parceiros