Um fim-de-semana no Douro
De imensurável valor, a região do Douro reúne todos os requisitos para fugir da cidade e passar um fim de semana romântico ou em família.
A região possui uma riqueza originária da relação entre as magníficas paisagens naturais do vale do rio e a presença do homem.
Siga o nosso roteiro e aventure-se por caminhos que o levarão numa viagem no tempo: das pinturas rupestres aos frescos do período barroco, das construções romanas às catedrais do gótico e barroco.
O coração do Douro Vinhateiro
Comece por São João da Pesquisa, o mais antigo concelho português considerado o "coração" do Douro vinhateiro por ser o maior produtor do país de Vinho do Porto. Aproveite para visitar o Museu do Vinho.
Passe pelo Pinhão e maravilhe-se com os painéis de azulejos da estação de comboios. Vá a Lamego e caminhe pela cidade conhecida pelo património arquitetónico de diferentes períodos. Visite o Santuário de N.ª Sr.ª dos Remédios e a Sé Catedral, um edifício de estilo gótico mas que sofreu acréscimos e modificações. Nas suas abóbadas estão pintados frescos de Nicolau Nasoni, o mestre responsável pela igreja dos Clérigos do Porto.
Relíquias em Marco de Canaveses
Em Tarouca, visite o Mosteiro de São João, o primeiro da Ordem de Cister em Portugal, e em Marco de Canaveses, pare em alguns monumentos nacionais como as ruínas romanas de Tongóbriga, a gruta pré-histórica de Penedo de Cuba, o mosteiro e a igreja de Vila Boa do Bispo.
Dormir bem, comer melhor
Ao longo deste percurso encontrará inúmeros bons restaurantes onde poderá deliciar-se com os pratos da gastronomia típica da região e nas vilas e aldeias o comércio local vende os produtos regionais como os queijos, os enchidos e os vinhos. Também no que diz respeito à acomodação existe um leque variado de hotéis, quintas e pousadas onde poderá pernoitar.
No nosso site fique a conhecer todas as sugestões que temos para uma estada no Douro.
Imagem: unsplash