5 boas razões para visitar São Miguel, nos Açores
A ilha de São Miguel é a maior e mais populosa dos Açores, esse arquipélago que se espraia pelo Atlântico em nove ilhas, cada uma com maravilhas para descobrir e ficar cativado. A beleza natural de São Miguel é indiscutível e cada estação do ano releva diversos encantos desta terra insular, motivos que atraem durante todo ano visitantes nacionais e estrangeiros. Eis 5 boas razões para visitar a ilha:
As lagoas
Tal como as restantes ilhas, também São Miguel apresenta os elementos que comprovam a sua origem vulcânica, como crateras e caldeiras que formaram lagoas únicas de rara beleza e de incalculável valor biológico. De acesso mais ou menos difícil, vale a pena descobri-las ou pelo menos visitar as mais conhecidas como a Lagoa das 7 Cidades, a Lagoa das Furnas e a Lagoa de Santiago.
As termas
Outra característica associada à origem vulcânica é a presença de águas quentes provenientes do solo e que se manifesta de diferentes formas como fumarolas, caldeiras e até piscinas naturais, como as
A paisagem natural
Esta é, sem dúvida, uma das melhores razões para visitar o arquipélago açoriano e em particular a ilha de São Miguel. À multiplicidade de ambientes corresponde uma diversidade biológica que constitui um património protegido como é o caso da Bacia das 7 Cidades. Um património que engloba também o mar, com a sua flora e fauna, onde a observação subaquática das espécies ou em barco é um dos pontos altos de qualquer estada nos Açores. O interior da ilha e a orla costeira com os seus impressionantes penhascos e ravinas são mais do que boas razões para visitar São Miguel. Explore Ponta de Ferraria, Mosteiros, a Lagoa do Fogo e o ilhéu de Vila Franca do Campo, que acolheu a famosa competição de mergulho Red Bull Cliff Diving World Series.
O património arquitetónico
A ilha possui alguns dos exemplos mais notáveis do património arquitetónico insular português, alguns dos quais classificados pela UNESCO. Ponta Delgada, cidade capital de São Miguel e dos Açores, é onde se situam a maioria, como as Portas da Cidade e o seu centro histórico, mas são de visita obrigatória a Capela de N.ª Sr.ª da Vitória nas Furnas e a Igreja de São Nicolau nas 7 Cidades.
Os parques e jardins
Conhecida como 'Ilha Verde", São Miguel possui prados extensos, manchas de floresta nos vales das ribeiras e inúmeros parques, jardins e matas. Um conjunto de cor, texturas, plantas e animais que criam atmosferas únicas de tranquilidade e que são um dos ex-libris da ilha, fazendo as delícias tanto dos micaelenses como dos turistas. Passeie-se pelo Parque da Caldeira Velha, pela Lagoa do Canário ou pelo Parque da Ribeira dos Caldeirões.
São Miguel espera por si com estas e outras maravilhas, como as gentes, o folclore e a gastronomia. Uma experiência que vale a pena viver e para a qual teremos todo o gosto preparar-lhe a viagem.
Venha daí, nós ajudamos.
Imagem: Unsplash