Dicas para quem vai viajar à Tailândia
O fascínio que o antigo Reino do Sião exercia sobre os povos do Ocidente atravessou os séculos e a Tailândia de hoje continua a cativar pessoas de todo o mundo, envolvendo-as numa aura única que toma expressão em paisagens deslumbrantes e atrações esplendorosas, numa filosofia de vida pacificadora e na simpatia e alegria do povo.
Mas a cultura e forma de estar são muito diferentes da nossa, por isso há sempre dicas a sugerir a quem vai viajar à Tailândia.
Participar dos costumes e tradições
Em culturas tão díspares nem sempre os gestos têm significado universal e nem os mais simples atos tem o mesmo grau de impacte.
A Tailândia é um bom exemplo:
o sorriso é uma expressão de harmonia e não significa uma concordância ou um "sim";
os pés são considerados uma parte suja do corpo enquanto que a cabeça é sagrada, por isso não aponte com os pés nem toque na cabeça de um tailandês;
o dinheiro entrega-se de mãos abertas e recebe-se de forma delicada.
A demonstração de afeto em público é considerada uma ofensa assim como a franqueza e falar alto, por isso, evite as opiniões e limite-se a dar a mão a quem o acompanha.
E quando não souber o que fazer ou o que dizer, não stresse - junte as duas mãos ao modo "namaste" e sorria.
Respeitar a religião e a sua conduta
Cerca de 85% da população tailandesa é budista e a religião determina em grande medida a Lei do país.
Assim, quando visitar os templos vista-se de modo a cobrir os ombros, cotovelos, decote e joelhos, conduta que se aplica a ambos os sexos.
E descalce-se!
Na Tailândia, o costume é descalçar-se à entrada de qualquer edifício, mas em locais frequentados por turistas estrangeiros, como hotéis e restaurantes, faz-se vista grossa.
As fotografias e imagens originais de Buda não são permitidas e estão autorizadas apenas as consideradas como souvenirs ou recordações.
E tome atenção quando usar transporte público, pois é proibido sentar-se nos lugares reservados a monges budistas.
Conhecer as leis e cumpri-las a rigor
Como é do conhecimento geral, o narcotráfico é uma realidade tem sido fortemente combatida pelo governo tailandês, por isso uma das primeiras precauções a tomar no caso de levar consigo medicação é ter a declaração médica que justifique a mesma, sobretudo se os medicamentos tiveram algum componente considerado narcótico.
Outra precaução a ter em conta é a conversa em público, por mais banal que seja, sobre as obras, atos ou medidas do regime - qualquer comentário ou opinião pode ser considerada uma crítica ou ofensa à família real e estas são puníveis com prisão.
E se quiser comprar alguma peça de arte ou objeto antigo terá de obter uma licença do Departamento de Belas Artes.
Para quem idealiza viajar até à "Terra dos Sorrisos" estas são algumas dicas a ter em conta e que tornarão a sua estada ainda mais agradável.
Venha ter connosco para conhecer mais pormenores sobre o país e reservar a sua viagem à Tailândia, sem preocupações.
Saiba mais em https://viagensonline.interpass.pt/
Imagem: Unsplash