Sítios históricos que não pode perder em Creta, Grécia
Destino de eleição, repleto de encantos naturais e culturais, Creta fascina pelo povo caloroso, pelas paisagens que se diversificam entre praias de águas cristalinas, áridas montanhas que dividem a ilha ao meio e imperdíveis locais arqueológicos.
Com uma arquitetura que ainda hoje reflete o berço da civilização minoica, estes são 5 sítios históricos que não pode perder em Creta, na Grécia:
Museu Arqueológico de Heraklion
Localizado na maior cidade de Creta, o Museu arqueológico de Heraklion é um dos museus mais conhecidos da Europa e um dos mais antigos e importantes da Grécia.
Com origens que remontam a 1883, é neste icónico local que se encontra a mais completa coleção de artefatos oriundos da civilização minoica, uma exposição que não pode mesmo deixar de conhecer.
Palácio de Cnossos
Erguido por volta de 1900 a.C., o Palácio Cnossos foi o maior dos palácios cretenses no período clássico.
Mandado construir pelo rei Minos e reconstruído três vezes ao longo dos tempos, reflete uma arquitetura que se assemelha a de um labirinto.
Testemunho da passagem da civilização da Idade do Bronze por terras gregas, o Palácio de Cnossos representa um dos locais mais lendários de toda a ilha de Creta e dos sítios históricos que tem mesmo de visitar.
Desfiladeiro de Samaria
Classificado pela UNESCO como Reserva da Biosfera, o desfiladeiro de Samaria é considerado como o mais longo e bonito desfiladeiro da Europa.
Integrado no Parque Nacional das Montanhas Brancas, o desfiladeiro da Samaria estende-se ao longo de 10 quilómetros e as suas encostas escarpadas são ricas em beleza natural, escondendo bosques húmidos e riachos de água cristalina que descem até ao mar.
É o desfiladeiro mais comprido da Europa e não pode mesmo deixar de o percorrer.
Palácio de Mália
É às portas da cidade de Mália que se encontram as ruínas do terceiro maior palácio de Creta, atrás dos de Cnossos e de Festo.
O Palácio de Mália remonta a 1900 a.C., porém foi reconstruído em 1650 a.C. e em 1450 a.C. sendo desta época os vestígios que se encontram em bom estado de preservação.
Tal como aqueles palácios também o de Mália foi erguido nas terras férteis mais fertéis da ilha de Creta.
Uma vez aqui chegados ao portão oriental, os visitantes são convidados a descobrir um amplo pátio central onde se encontra à esquerda o Tesouro Real e os armazéns e ao redor se observa os grandes potes de barro ou pithos, usados para armazenar provimentos essenciais, como azeite ou grãos.
O Palácio de Mália é um dos sítios históricos que tem mesmo de visitar.
Fortaleza de Koules
Construída pelos venezianos, a fortaleza de Koules situa-seno porto de Heraklion e ao entrar nesta “rocha do mar” é possível observar todo o porto, exatamente como o faziam os guardas venezianos que protegiam a cidade de embarcações inimigas.
A imponente fortaleza é considerada um símbolo de força e de longevidade e é uma das mais notáveis construções da cidade de Heraklion.De destacar os impressionantes relevos em mármore retratando o leão de São Marcos, símbolo de Veneza, presente nas paredes do monumento.
Se está a planear conhecer o berço da civilização europeia, venha ter connosco para preparar a sua viagem a Creta.
Venha daí, nós ajudamos
Interpass Viagens : https://viagensonline.interpass.pt/
Imagem: Unsplash