Um Algarve autêntico e apetecível – Guia para férias de sonho.
Da serra à orla marítima, o lado mais autêntico e genuíno do Algarve revela-se nos lugares mais recatados, mas também nos aromas e sabores da sua gastronomia tradicional cozinhada e servida em pequenos restaurantes de ambientes pacatos, em reuniões familiares e em casas de hóspedes onde a cultura típica da região é reavivada.
O ritmo da serra
Longe das vilas e cidades cheias de turistas, aqui a vida faz-se noutro ritmo marcado pela exigências que a terra pede ao homem. São os terreno de cultivo, as plantações de árvore de fruto, o gado, que mantêm a serra viva.
Os produtos da terra predominam nos cozinhados que se tornaram, ao longo de gerações, o reflexo do carácter das gentes e recordação de outras épocas, como os pratos confecionados com castanhas piladas que eram oo ingrediente usado antes de a batata chegar à Europa trazida por Colombo.
Os legumes e as leguminosas como a couve, a acelga, o feijão, o grão, a castanha, o milho e a farinha de milho, os enchidos e as carnes de porco e de caça (javali, lebre, coelho, perdiz) são os ingredientes que compõem a maioria dos pratos. Experimente a assadura, o feijão ou grão com arroz, confecionados com carne de porco, as couves à Monchique, as papas de caldo, as besnegas de porco, o frigineco.
A brisa do mar
A imensa costa marítima, cuja singularidade se faz num misto de Atlântico e de Mediterrâneo, determinou a cultura e o folclore do Algarve, pautados pela faina, pelas partidas de naus e embarcações para terras longínquas, pelos piratas e pelos califas, pelo canto das sereias e o borbulhar das ondas. E está tudo contado em cada prato que a tradição apurou.
Do mar vêm o pescado e o marisco, mas também o sal, este ingrediente que os romanos cobiçavam e que chegou a valer mais do que o ouro. A flor de sal das salinas de Tavira traz o sabor genuíno do Algarve. Experimente o bife de atum em tomate, o arroz de lingueirão, a caldeirada de peixe, o xarém de sardinha ou de conquilhas (uma espécie de sopa feita com farinha de milho), os carapaus alimados, a muxama de atum e, claro, a famosa cataplana de peixe ou marisco.
O lado doce
Comum a todo o Algarve são as laranjas, os figos e os frutos secos, como as nozes, amêndoas e alfarroba, ingredientes que são a base de toda a doçaria da região. Doces como a tarte de amêndoa, a tarte de alfarroba, os bolinhos de amêndoa, o bolo de figo, o morgado e o D. Rodrigo são verdadeiros ex-libris do Algarve.
Venha ter connosco para descobrir mais sobre este lado autêntico e planear as suas férias no Algarve.