8 Praias algarvias de oeste a este...

O Algarve é o destino de eleição de portugueses e estrangeiros quando se trata de praia, sol e mar. Desde a costa atlântica a este até ao extremo do sotavento, existe toda a uma miríade de praias a explorar, por isso facilitamos a sua escolha e eis uma seleção de lés a lés:

Praia de Odeceixe, em Aljezur
É aqui que se estabelece a fronteira entre a região do Alentejo e o Algarve, nesta extensa praia dividida pela ribeira de Odeceixe. A confluência da foz com o mar criou um lugar único cujo ambiente rústico atrai tanto surfistas como famílias.

Praia do Monte Clérigo, em Aljezur
Ainda no concelho de Aljezur fica esta praia cuja enseada e areal de dunas proporciona um cenário de tranquilidade. Pelas suas características, a praia do Monte Clérigo oferece boas condições para a prática de mergulho e a observação de espécies marinhas. 

Praia do Camilo, em Lagos
É uma pequena baía aninhada em pequenos promontórios de cor ocre e de águas calmas e cristalinas. O facto de ter um acesso difícil, feito por uma escadaria de cerca de 200 degraus, torna-a menos frequentada e mais apetecível. 

Praia de Santa Eulália, em Albufeira
Rodeada por um pinhal de ar fresco e verdejante, por falésias e por palmeiras, esta é uma praia de arribas baixas que convida ao descanso. Uma atmosfera ideal para famílias.

Praia da ilha Deserta, em Faro
Conhecida como Deserta, a ilha da Barreta faz parte da área protegida que constituem o Parque Natural da Ria Formosa e é um dos lugares mais isolados do Algarve. É possível visitála unicamente através de barco, mas a viagem vale bem a pena.

Praia do Vau, Portimão
As arribas ocres e rubras que marcam as extremas da praia rebaixam até se interromperem no troço central do areal. Para o interior sucedem-se diversos equipamentos turísticos e as urbanizações do Vau com as suas áreas ajardinadas. Grande parte da vegetação na envolvente da praia é exótica (piteira, chorão e catos), tendo sido introduzida numa tentativa vã de estabilizar estas arribas, extremamente vulneráveis ao contacto da água das chuvas e do mar.

Já nos limites do areal, na direção do Barranco das Canas ou da Praia dos Careanos, a arriba eleva-se e faz-se revestir pela vegetação típica, sobretudo barrilha e salgadeira, espécies resistentes aos ventos marítimos carregados de sal. As paredes rochosas, muito esculpidas pela erosão, formam recantos que fazem as delícias dos banhistas. Nas arribas da envolvente da praia é possível aceder a vistas deslumbrantes sobre este litoral, sobretudo sobre a Ponta João d’Arens, e observar o modelado cársico das formações rochosas.

Praia da Fuseta, em Olhão
O Parque Natural da Ria Formosa possui das mais belas praias do Algarve e da orla marítima portuguesa e a praia da Fuseta, pertencente ao concelho de Olhão, é uma delas. O acesso faz-se por barco que leva os veraneantes pelos canais da ria até à Barra da Fuseta. Aqui a paisagem é feita de piscinas naturais, de sapal e de dunas.

Praia da Armona, em Olhão
Um ambiente de piscinas naturais e de dunas, de vegetação típica dos areais, de leves brisas e de tranquilidade é o que nos espera nesta praia localizada no extremo poente da ilha da Armona.

Praia de Cacela-a-Velha, em Vila Real de Santo António
Quase no extremo do Parque Natural da Rio Formosa fica este maravilhoso pedaço de paraíso. Uma praia que se estende num areal vasto, acessível a pé ou de barco, e que é conhecida pela paisagem de grande beleza, pela serenidade e pela frescura e qualidade do peixe e marisco, nomeadamente ostras e amêijoas.

Marque as suas férias no Algarve em https://viagensonline.interpass.pt/
Imagem: Unsplash

Partilhar:

PARCEIROS INTERPASS

BOOKING
ALLIANZ
EXPEDIA GROUP
BBVA
ABREU
MEO
HOTELBEDS
COFINA
TRAVELPORT
CTT
AMADEUS
TRANQUILIDADE
DIRECT FERRIES
REPSOL
VIAGENS PACIFICO
FLIX BUS
SOLFERIAS
MEDIS


Ver todos os parceiros