Na linha da frente com dinamismo e inovação

João Baptista, Presidente Executivo do Grupo Interpass, em entrevista à Revista Business Portugal, dá a conhecer o universo da organização, os desafios e os segredos para o sucesso alcançado, deixando antever ainda a aposta em áreas novas e inovadoras de consumo.

O Grupo Interpass é uma plataforma onde se podem encontrar variados serviços, desde energia, viagens e até seguros de saúde. Fale-nos um pouco sobre a história e valores fundamentais do Grupo.

O Interpass, enquanto marca, tem uma presença sólida no mercado português há cerca de 35 anos, mas pertence à estrutura societária atual há 26 anos. A sua filosofia inicial, originária de outro continente e focada principalmente em viagens, foi introduzida em Portugal no final dos anos 80. Contudo, ao perceberem que não se adequava à nossa realidade, ocorreu uma mudança paradigmática significativa, resultando na venda da marca no final dos anos 90 a uma empresa portuguesa, que a detém até hoje.

Atualmente, destacamo-nos como uma vasta plataforma que oferece viagens, produtos e serviços. Ao longo do tempo, evoluímos consideravelmente. O nosso principal objetivo é angariar e fidelizar clientes, proporcionando-lhes acesso a um “hipermercado virtual” exclusivo, com condições especiais e garantias exclusivas nos variados produtos e serviços que disponibilizamos.

A plataforma, além de ser uma das maiores do mundo no seu género, é única e pioneira em Portugal. Quais os principais benefícios que oferece aos consumidores?

Somos uma das maiores plataformas do mundo no nosso género, pioneiros em Portugal. O nosso principal objetivo é fidelizar clientes, sendo este o nosso grande desafio. Conseguimos alcançá-lo ao oferecer condições especiais e garantias exclusivas em todos os produtos e serviços disponíveis, tais como eletricidade, gás, seguros, telecomunicações, equipamentos e serviços de saúde, viagens, entre outros. Estas condições são possíveis devido às fortes parcerias estratégicas que estabelecemos em várias áreas de negócio. Este fluxo é especialmente benéfico para os parceiros, proporcionando-lhes acesso a um universo de clientes fidelizados em mercado fechado, com todas as mais-valias associadas. Além disso, a credibilidade dos nossos parceiros reforça a confiança na plataforma e em todos os produtos e serviços que oferecemos.

Atualmente, o Grupo possui 11 empresas, 15 marcas distintas e conta com mais de 400.000 membros/sócios. Qual é a chave para marcar a diferença e se distanciar das demais?

Operamos sempre na vanguarda, impulsionados por uma dinâmica impressionante e uma notável capacidade de inovação, com o compromisso primordial de criar valor tanto para os nossos consumidores quanto para os parceiros. Em relação a estes últimos, proporcionamos acesso a uma plataforma com mais de 400.000 utilizadores em mercado fechado, permitindo-lhes comercializar os seus produtos e serviços exclusivamente, sem interferências ou riscos nos seus mercados tradicionais. Por exemplo, no setor das viagens, dedicamos um considerável período à busca do parceiro tecnológico ideal, assegurando um desenvolvimento alinhado com as melhores práticas globais numa área altamente volátil e digitalmente em crescimento exponencial. Este esforço resultou na identificação do parceiro que vai ao encontro dos nossos objetivos, presente em mais de 30 países, proporcionando-nos exclusividades e garantias específicas apoiadas pela tecnologia de ponta no mundo das viagens.

Na nossa plataforma, o site de viagens possui 13 motores de busca, desde o motor de hotéis, ligado a 16 agregadores de hotelaria especializados nas mais exigentes pesquisas, um motor de alojamento local com possibilidade de reservar online para qualquer parte do mundo, motor de cruzeiros, motor de  transporte, onde pode reservar qualquer tipo de voos, desde voos regulares, low cost, charter, comboios, autocarro e ferry boats, fazer a sua rota de viagem, pacotes de férias, rent-a-car, reservar todo o tipo de serviços desde espetáculos, jogos de basquetes na NBA, jogos de futebol nos principais campeonatos da Europa, entradas em museus, todo o tipo de espetáculos e concertos musicais em qualquer parte do mundo, e muito mais! Todos sabemos que a Inteligência artificial (IA) veio para ficar e as empresas que conseguirem implementá-la nos seus negócios diários marcarão definitivamente a diferença em relação às outras no presente e alavancando o futuro. Nesse sentido, disponibilizamos o primeiro motor de reservas alimentado por IA no mundo, permitindo ao nosso universo de consumidores e aos nossos colaboradores tornarem-se especialistas globais, com a mais recente tecnologia de ponta existente nas viagens. Destacamo-nos também ao oferecer diversos métodos de pagamento, incluindo MB WAY e multibanco, além do tradicional cartão de crédito, garantindo segurança e comodidade. Toda esta potente ferramenta ao serviço dos nossos clientes está à distância de um clique, em qualquer parte do mundo. Todas as grandes marcas ligadas ao negócio das viagens e do lazer existem nesta plataforma. Proporcionamos algo inestimável para o consumidor moderno: segurança, eficácia e comodidade.

Pelo quarto ano consecutivo, a empresa recebeu o Prémio “Marca Recomendada”, qual a sua importância para o Grupo?

Este prémio e outros semelhantes têm uma importância significativa, pois representam o reconhecimento do árduo trabalho e dedicação de uma equipa extraordinária, composta por cerca de 250 colaboradores, dos quais tenho o orgulho de fazer parte. Este tipo de reconhecimento não beneficia apenas a nossa equipa, mas também todos os nossos parceiros, evidenciando que a aposta se revelou bem-sucedida em todas as áreas. Na nossa abordagem, o cliente é sempre a nossa prioridade. O nosso objetivo diário é alcançar uma satisfação cada vez maior no nosso vasto universo de clientes. A partilha e os feedbacks sobre o nosso trabalho são elementos cruciais. Convido-vos a visitar o nosso site em www.interpass.pt e a clicar em “TESTEMUNHOS”. Lá, terão acesso a milhares de experiências partilhadas pelos nossos clientes. Neste espaço, não somos nós a comunicar, são os nossos clientes que partilham as suas experiências.

Provada a constância e dedicação ao consumidor, como a empresa garante exclusividade e assegura a satisfação e fidelização dos clientes?

Atualmente, contamos com uma base de cerca de 400.000 consumidores. A comercialização dos diversos produtos e serviços é exclusiva, realizada num mercado fechado destinado a este grupo de consumidores específico. Para que os nossos parceiros tenham acesso a este universo de forma exclusiva e segura, sem interferências nas estratégias e regras dos seus negócios tradicionais, comprometem-se a disponibilizar condições especiais e garantias exclusivas aos nossos clientes. A solidez e credibilidade desta abordagem são reforçadas pelo facto de tanto nós como os nossos parceiros possuirmos nome, rosto e uma história consolidada. Estamos a falar de colaborações com marcas que são líderes nos seus mercados.

Quais são os principais desafios que o Grupo Interpass enfrenta e como planeiam superá-los?

Hoje, o consumidor é informado, exigente, sabe o que quer e, por vezes, não gosta de perder tempo. Os mercados tornaram-se mais competitivos em todas as áreas, com negócios a expandirem rapidamente de âmbitos locais/regionais para uma escala global, sem fronteiras. Alguns negócios estão em constante atividade, nunca param. Nesse contexto, é crucial mantermos um foco aguçado nos comportamentos do consumidor, na seleção criteriosa dos parceiros e na habilidade de negociar as melhores condições e garantias para todos os clientes, numa perspetiva win-win para todos. Precisamos de uma capacidade excecional de inovação e de concretizar ideias, criando valor tanto para os consumidores quanto para os nossos parceiros. Além disso, é essencial desafiar os parceiros, levando-os a explorar territórios inovadores, fora da caixa, com o objetivo claro de alcançar o sucesso para este tridente: consumidor, parceiro e Grupo Interpass. O futuro está intrinsecamente ligado a esta abordagem.

Considerando o sucesso consistente do Grupo, quais são as expectativas futuras?

Vamos continuar a inovar, criar valor, diferenciarmo-nos cada vez mais do mercado, possibilitando aos nossos consumidores continuarem a aceder de uma forma diferenciada, com condições únicas com segurança, eficácia e comodidade. Estamos a desenvolver vários planos em áreas novas e inovadoras de consumo. Não vou revelar agora quais são as novas áreas em que iremos apostar, para preservar o efeito surpresa e o impacto do lançamento. O futuro será fundamentado na nova geração de recursos humanos, bem formada e altamente competente, com suas ideias e visões do futuro. Motivá-los para enfrentar os desafios que se avizinham é crucial, pois o futuro é já amanhã. Mas quanto ao futuro, posso garantir que continuaremos a investir fortemente no acompanhamento e formação das nossas equipas, algo fundamental para o sucesso global. Vamos persistir em fazer acontecer, mantendo-nos sempre à frente da linha da frente com dinamismo e inovação, comprometidos com a criação de valor para o nosso vasto universo de consumidores e todos os nossos parceiros, pois são eles a razão da nossa existência.

FONTE: REVISTA BUSINESS PORTUGAL

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